Certidão Negativa de Débito

A Certidão Negativa de Débito é um documento emitido pelos órgãos do governo, estado e município que confirma não haver pendências financeiras, tributária ou processuais em nome da jurídica, comprovando assim sua situação regular. Vale ressaltar que a certidão é diferente das consultas tradicionais de CPF ou CNPJ.

Existem diversos tipos de certidão (CND Receita Federal, CND INSS, CND FGTS, CND trabalhista, certidão negativa federal, certidão negativa estadual e até certidão negativa municipal). Para cada demanda, há uma necessidade diferente, um caminho específico e um documento exclusivo.

A emissão do documento pode ser necessária para a solicitação de linhas de crédito no banco, financiamentos diversos, compra e venda de imóveis e automóveis, espólios, concorrência pública, licitações, saída do país e auditorias, por exemplo.

Algumas certidões podem ser emitidas pela internet, enquanto outras devem ser solicitadas apenas presencialmente. Algumas são gratuitas, outras pagas. Para evitar confusões e garantir a agilidade do procedimento, é indicado contar com o auxílio de um contador.

Por que emitir Certidão Negativa de Débito

A importância de emitir as certidões negativas de débitos é saber que a empresa está em dia com todas as suas obrigações.

As empresas com pendências fiscais e trabalhistas podem ser notificadas pelo governo e até perder seu registro e inscrição, caso sua situação não seja regularizada.

Mantenha sua empresa em dia e evite transtornos.

 

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