CNAE – como escolher?

O CNAE – Classificação Nacional de atividades econômicas, e o que você precisa saber como empresário para decidir qual CNAE escolher.

O CNAE escolhido definirá as atividades desenvolvidas pela empresa, a empresa poderá ter mais que um CNAE, definidos como CNAE principal e CNAE´s secundários.

Essa classificação também é associada ao tratamento fiscal em que sua empresa poderá optar. Existem CNAE´s que não são permitidos ao Simples Nacional.

Bom, mas quais os pontos de atenção para o empresário ao escolher um CNAE.

Atividade da empresa

O CNAE escolhido deverá traduzir as atividades desenvolvidas pela empresa. Caso a empresa tenha mais atividades que as descritas na classificação do código escolhido, deverá optar em ter outros CNAE´s secundários.

Essa escolha deverá ser feita no planejamento empresarial, antes da solicitação do CNPJ.

Enquadramento Fiscal

O CNAE define o tratamento fiscal da sua empresa. Tem algumas atividades que não são permitidas ao regime do Simples Nacional.

Escolher o CNAE correto de acordo com as atividades desenvolvidas pela empresa pode traduzir em simplificação de impostos e obrigações acessórias.

Como escolher o CNAE

Para consultar a tabela, basta acessar a CNAE-Fiscal pelo site IBGE. Ao entrar na página, clique em Estrutura (na parte inferior direita, ao lado de Pesquisa) para ter à primeira grande divisão de seções da CNAE.

Após descobrir qual é a CNAE da sua empresa, você pode verificar se ela permite ou impede a opção pelo Simples Nacional. Para tal, é preciso consultar a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional por meio do site da Receita Federal.

Quais são os pontos importantes para o empresário

A escolha do CNAE da sua empresa deve ser tomada em conjunto com o planejamento tributário da empresa.

Ao fazer o planejamento tributo é fundamental analisar os regimes tributários para fazer o enquadramento da empresa, esta escolha deverá ser vantajosa para a sua empresa.

O sistema simplificado de impostos trazido pelo Simples Nacional nem sempre é o melhor caminho para as empresas, por isso é necessário fazer o estudo tributário antes de optar pelo Simples Nacional.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá! Nos diga como podemos te ajudar.