Empreender é o sonho de muita gente. A ideia de ser dono do próprio negócio, agenda flexível, controle da rotina, faturar e não ter de lidar com o chefe.Acontece que a vida empreendedora não é um mar de rosas e antes de se aventurar nesse universo é preciso ter algumas certezas em mente. Confira o que todo empreendedor precisa saber para ter sucesso nessa empreitada:
Para garantir o sucesso nesta empreitada é necessário analisar, com muita cautela, os setores que se pretende investir e, esse, certamente, é um dos aspectos mais importante para garantir que o negócio dê certo.
Habilidade e técnica se adquirem
O que todo empreendedor precisa saber é que precisa gostar de se relacionar com pessoas, ter disponibilidade para correr riscos, não se desesperar nos momentos de baixa e manter-se auto motivado e sonhador são características essenciais para essa jornada.
Apesar disso, todo empreendedor de sucesso já enfrentou muitas derrotas antes de obter seu sucesso, aprendeu com elas, evoluiu e conquistou um lugar ao sol.
Tudo parte da observação
A melhor estratégia para mapear um setor é mergulhando nele.
Todo empreendedor precisa saber que é fundamental participar de eventos, feiras, palestras, pesquisar o mercado, fazer e manter um bom networking com outros empreendedores do ramo e de outros ramos também, bem como consultores, levantamento de fornecedores, cursos ou mesmo viagens precisam ser encarados como atividade estratégica e tudo o que for relevante deve ser incluído num banco de dados do novo projeto.
Não se feche na primeira ideia
É necessário se manter flexível, ouvir críticas e analisar os prós e contras do mercado, tentando mapear, antecipadamente, quando a baixa deve vir e se preparar de forma planejada para ela.
Todo empreendedor precisa saber que é sempre na crise que surgem as grandes soluções e oportunidades. Ela possibilita a reinvenção, estimula a criatividade do empreendedor que busca otimizar os processos, reduzir custos sem perder a qualidade, ou seja, de maneira produtiva.
Modismos
Todo empreendedor precisa saber que o modismo são negócios que são mais rentáveis para os pioneiros e é preciso ter cuidado com alguns nichos, que apesar de atraentes num primeiro momento pelo boom que apresentam de resultados, requerem cautela, pois pode ser que, de fato, se solidifiquem ou pode ser apenas demanda reprimida e que, logo, passará.
Enxergue além do seu mercado
Não é porque um setor está indo de vento em popa que o empreendedor deve só se especializar nele. Todo empreendedor deve saber que uma empresa sofre influências de diferentes áreas e quanto mais você souber sobre eles, mais se prepara para eventuais efeitos colaterais no seu negócio.
Conheça toda a cadeia e operação
Antes de optar pelo segmento, conheça os detalhes que o entabula. Tenha desenhado toda a cadeia e processos do negócio.
Destaque-se no setor escolhido
Uma vez que é importante ter um diferencial competitivo principal (aquele que fatalmente atende aos anseios do cliente), sua proposta estratégica precisa ser clara e comunicar a que de fato se propõe.
Monitore constantemente o desempenho do setor
Conte com o auxílio de outros profissionais, internos e externos, para diagnosticar a situação do seu mercado com mais propriedade – revisando constantemente seu plano de negócios e planejamento estratégico, ferramentas de gestão primordiais para antecipar riscos, previsões de situações pontuais e soluções tangenciais que coloquem a sua escolha além do horizonte.