Plano de Negócio

Com uma ideia aparentemente simples, o Plano de Negócio é algo que exige paciência, pesquisa e tempo, uma vez que esse é um documento essencial para dar o pontapé inicial no seu empreendimento.

Confira todos os tópicos de planejamento que são fundamentais em sua elaboração:

Dados dos empreendedores

Para iniciar o seu plano de negócio faça um resumo dos dados do empreendimento, escreva a missão da empresa, Setor ou setores de atividade, Forma jurídica, Enquadramento tributário, Capital social, Fontes de recursos.

Análise de mercado

Pesquisas para entender o mercado, a concorrência e o seu posicionamento são etapas importantes do plano de negócio.

Estudo de clientes, Análise concorrentes, Pesquisa de fornecedores irão ter dar ferramentas para elaborar seu plano de marketing.

Plano de marketing

Etapa essencial no plano de negócio para compreender e explorar possibilidades de divulgação do negócio, do produto ou serviço:

Descrição detalhada do produto ou serviço que a empresa vai vender, Preços, Estratégias de promoção e divulgação, Estrutura para a venda, Localização do empreendimento, são alguns dedos que devem constar no seu plano de marketing.

Plano operacional (a operação do negócio):

Essa parte do plano de negócio contempla a estrutura necessária para que seu negócio opere. Devem conter as informações sobre: estrutura física, capacidade de produção e prestação ou venda do produto ou serviço, processos e níveis operacionais, necessidade de recursos humanos, entre outros dados.

Plano financeiro

Todo plano de negócio deve ter informações detalhadas do planejamento financeiro. Para compreender a viabilidade de abertura, manutenção ou expansão do negócio:

Investimento total, Estimativa de investimentos fixos, Capital de giro necessário, Estimativa do faturamento mensal, de custo unitário de matéria-prima e dos custos de comercialização, Apuração do custo dos materiais diretos e/ou mercadorias vendidas, Estimativa dos custos com mão de obra, Demonstrativo de resultados, Indicadores de viabilidade, Ponto de equilíbrio, Lucratividade, Rentabilidade, Prazo de retorno do investimento.

Simulação de cenários

Construir simulações e projetar respostas a diferentes situações: Vendas abaixo do esperado, Crise econômica, Novos concorrentes.

Análise estratégica

Adoção de uma ferramenta de análise, como a Análise SWOT:

Sua função é avaliar os ambientes interno e externo a um empreendimento, formulando táticas para otimizar o desempenho no mercado e, também, analisar as oportunidades e as ameaças.

Avaliação do plano

Avaliar com o plano de negócios se o seu empreendimento tem condições de abrir, se manter ou se expandir. Com o compilado de informações, você terá melhores condições na tomada de decisões.

 

 

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